Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO - 2015



Plano 1 




Com relação à produção escrita (laudos ou pareceres) elaborada pelos psicólogos no universo do judiciário é correto afirmar que:

a. Essa produção deve apontar, conclusivamente, uma alternativa de encaminhamento à demanda solicitada.

( )certo ( X ) errado

b. Essa produção deve considerar os discursos e as percepções do demandado.

( X ) certo ( ) errado

2- Sabemos que vários conhecimentos da Psicologia, com frequência, são utilizados pelo senso comum. A partir das alternativas abaixo, marque aquela que melhor descreve a apropriação que o senso comum faz do conhecimento da Psicologia.

a- Esse menino é muito triste

b- Aquela senhora está preocupada.

c- A mulher gritava de forma histérica. (X)

d- A criança não estava satisfeita com o brinquedo

e- O homem parecia gostar de seu trabalho

3- Caso concreto: Sicrana conversava com Fulana sobre os progressos que estava fazendo em seu tratamento psicoterápico:

Sicrana: - Você não imagina Fulana como me sinto bem quando vou para a terapia. Fulana: - Por que você se sente tão bem? Eu acho que fazer terapia é o mesmo que conversar com um amigo. 

Qual é a diferença, Sicrana?

Sicrana: - A diferença, Fulana, é que o terapeuta adivinha o que você sente e um amigo, quase sempre, só escuta como você se sente. 

Os Psicólogos adivinham o que os outros pensam?

Psicólogos não adivinham o pensamento das pessoas, eles analisam o que se passa com seus pacientes, para poder diagnostica-los com base nas atitudes dos mesmos. A psicologia do senso comum está em evidencia, quando damos conselhos a terceiros, com a finalidade de ajuda-los a resolver seus problemas.



Plano 2 




1- De acordo com a matriz sócio-histórica da Psicologia, é correto afirmar com relação ao sujeito:

a. a história de vida do indivíduo não é importante na construção de sua singularidade. 

b. as experiências da primeira infância são decisivas na formação da identidade do indivíduo.

c. o indivíduo é um ser social em constante interação com as relações sociais, econômicas e políticas. 

d. na constituição do sujeito não há articulação entre dimensões pessoais e coletivas.

e. Nenhuma das respostas acima.

2- No que tange à atuação do psicólogo, no contexto prisional, analise as afirmativas abaixo: 

a. O profissional de Psicologia que atua no sistema prisional deve entender a complexidade das questões relacionadas ao encarceramento e promover a construção da cidadania em detrimento da primazia da segurança e da vingança social. 

(X) certo 

( ) errado 

b. Em caso de perícias psicológicas de processos penais, o estudo do delito é secundário, sendo o indivíduo que cometeu o delito o foco principal. 

(X) certo

( ) errado 

3- A perspectiva sócio-histórica da Psicologia entende o ser humano como produto e produtor da realidade social. Ela propõe que o fenômeno psicológico seja entendido a partir de uma abordagem dialética caracterizada por uma análise processual, explicativa e histórica. Proponha uma situação em que a atividade profissional do psicólogo jurídico contribua para transformações na realidade dos indivíduos. 

O psicólogo jurídico tem como objetivo entender, o comportamento dos indivíduos na sociedade e entender quais os reais motivos a praticarem delitos. Ele também deve aportar um diagnóstico do individuo e até encaminhar medidas de ressocialização. Ele tem como papel explicar ou justificar as motivações que levaram o indivíduo a cometer o crime.







Caso 3 




1- Marque a resposta correta:

A Psicologia do Desenvolvimento tem como objetivo:

a. Estudar o desenvolvimento do ser humano apenas inserido em seu contexto social.

b. Estudar o desenvolvimento do ser humano apenas quanto ao seu intelecto e aspectos afetivo emocional.

c. Estudar o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico motor, intelectual, afetivo emocional e social desde o nascimento até a velhice.

d. Estudar o desenvolvimento do ser humano apenas quanto ao seu aspecto intelectual e a construção de seu conhecimento desde a infância até a vida adulta.

e. Estudar o desenvolvimento do ser humano e sua personalidade na infância.



2- Analise os itens a seguir, relativos à Psicologia do desenvolvimento.

Segundo os estudos do desenvolvimento humano, o ambiente tem mais influência no desenvolvimento de um indivíduo do que a hereditariedade.

( X ) Certa ( ) Errada



A psicologia do desenvolvimento restringe seus estudos aos processos de mudança no comportamento humano no decorrer da infância e da adolescência.

( ) Certa (X) Errada



3-"Reality shows" podem ser considerados um fenômeno televisivo internacional. Hipoteticamente, um pesquisador interessado em investigar possíveis fatores associados ao fato de as pessoas assistirem a esses programas realizou um estudo no qual verificou que, na audiência de "reality-shows", predominam pessoas com idade entre 15 e 25 anos. Em vista disso, fundamentado nos estudos das teorias do desenvolvimento, realizados nesta aula, apresente uma hipótese que forneça uma possível interpretação do resultado obtido nesse estudo. (Adaptação ENADE 2000)
O resultado apresentado nessa pesquisa se deu dessa forma pelos seguintes motivos: Essa faixa etária é uma fase de transição; transição da Fase de Latência para a Fase Genitália, onde o indivíduo começa a procurar respostas para solucionar os seus conflitos internos. Dessa forma encontrando nos Reality Shows uma construção de personalidade que mais se adeque o seu problema, tomando para si como exemplo de postura a ser tomada. Além dessa busca por respostas comportamentais, existe o fascínio pelos conflitos semelhantes em que os jovens acabam se identificando.




aula 4 




1- Como vimos na aula 4, existem vários significados para a palavra personalidade, dependendo do campo de estudo em que ela esteja sendo usada, por exemplo, no Direito, na Filosofia, na Teologia, na Sociologia, na Psicologia etc. Pesquise sobre o conceito de personalidade para o Direito e faça uma comparação com um dos conceitos dados para a personalidade na Psicologia, estudados na aula. Você pode utilizar, na sua pesquisa, a sugestão de leitura dada na página 35.

: Na seara do Direito, personalidade é a aptidão genérica para adquirir direitos e contrair deveres. Ideia ligada à de pessoa, é reconhecida atualmente a todo ser humano e independe da consciência ou vontade do indivíduo: recém-nascidos, loucos e doentes inconscientes possuem todos, personalidade jurídica. 

Esta é, portanto, um atributo inseparável da pessoa, à qual o direito reconhece a possibilidade de ser titular de direitos e obrigações. Já para a psicologia a personalidade significa etimologicamente aparência externa da pessoa. É um padrão de características duradouras que produzem consciência nas atitudes comportamentos e individualidade, ou seja, ela é única e nos diferencia dos outros.



2- A conceituação de personalidade retrata a complexidade do campo do saber psicológico. A personalidade pode ser definida como o conjunto das características da pessoa que explicam padrões consistentes de sentimentos, de pensamentos e de comportamentos. As teorias de personalidade são estudadas em uma perspectiva pluralista. Sobre as teorias de personalidade, as seguintes afirmativas são feitas:



I. As teorias cognitivas reforçam a visão da personalidade como um sistema ativo de processamento de informações sobre si e sobre o mundo, uma vez que não é possível abordar cognitivamente as emoções. 



II. As teorias psicodinâmicas descrevem a personalidade como um sistema energético marcado por forças conscientes e inconscientes, que, em conflito não resolvido, podem levar aos sintomas psicopatológicos.



III. As teorias humanistas colocam em relevo as características emergentes e irredutíveis do homem, propondo o foco na experiência psicossocial e na cultural, como fontes determinantes da constituição da pessoa.



IV. A psicologia evolutiva descreve a personalidade como uma função bio-psicológica, com traços geneticamente herdados, cujas características foram selecionadas pela interação com o ambiente evolutivo de adaptação.



Estão CORRETAS somente as afirmativas

A) I e II.

B) I e IV.

C) II e III.

(x) D) II e IV.

E) III e IV.



3- Marque a resposta correta:

A entrevista estruturada se caracteriza fundamentalmente por:

(x) A) Ser realizada numa situação estruturada.

B) Ser utilizada como procedimento preferencial na área de recursos humanos.

C) Obedecer a um controle severo do tempo de início e término da entrevista.

D) Supor o estabelecimento prévio de um roteiro com perguntas.

E) Possibilitar que o entrevistado responda às perguntas por escrito.




aula 5 




1 - Pesquise, nos meios eletrônicos de comunicação, situações que expressam estereótipos positivos e negativos, classificando-os quanto aos tipos (étnico, social,cultural, religioso, profissional).

Os Funkeiros fazem parte de um grupo social e cultural que em determinadas camadas da sociedade,sofrem descriminação e preconceito devido seus estereótipos, que na maioria das vezes são negativos.

Estereótipos como: Em alguns casos há presença de criminosos envolvidos, as meninas se vestem e dançam de maneira vulgar, em eventos de bailes funk ocorre a presença e entorpecentes, entre outros.

2- Vincent Van Gogh nasceu na Holanda, no dia 30 de março de 1853. Começou sua carreira muito jovem, com aproximadamente 15 anos. Depois de cinco anos se mudou para Londres e posteriormente para Paris, devido ao reconhecimento que teve. Ele entrou para a História como um dos exemplos mais notórios do artista maldito, do gênio desajustado, do homem incompreendido por seu tempo, mas que foi aclamado pela posteridade. Ao longo da vida, sofreu uma série interminável de infortúnios: desilusões amorosas, crises nervosas, misérias financeiras. Foi tratado como louco, ficou várias vezes exposto à fome, à solidão e ao frio. Ridicularizado pela maioria de seus contemporâneos, hoje é considerado um dos maiores mestres da pintura universal. Durante sua vida, Van Gogh não conseguiu vender nenhuma de suas obras de arte. No final do ano de 1888, o pintor cortou sua orelha direita. Alguns biógrafos do artista afirmam que o ato seria uma espécie de vingança contra sua amante Virginie, depois de descobrir que ela estava apaixonada pelo artista Paul Gauguin. Segundo essa versão, o artista teria enviado sua orelha ensanguentada para a amante dentro de um envelope. Desde sua morte, e infelizmente nunca antes disso, o pintor holandês Vincent van Gogh tem sido objeto de fascínio e curiosidade. E não apenas pelos apreciadores de sua arte, mas também por estudiosos da mente humana que se dedicam a reconstruir os caminhos que o levaram ao suicídio, em 1890. Você conseguiria incluir Van Gogh em algum critério de normalidade, estudado nessa aula, lembrando como este conceito é relativo e depende de opções filosóficas, ideológicas e pragmáticas?

O critério de normalidade está submetido aos critérios impostos pela sociedade, ou seja, o indivíduo só é considerado normal se estiver de acordo com as normas e padrões impostos pela sociedade. Van Gogh não estava de acordo com os padrões impostos naquela época e por isso era considerado anormal e consequentemente desprezado. Eu o incluiria no critério da Normalidade como Processo, por ter iniciado a sua carreira muito jovem, ele passou por diversas por diversas mudanças e crises acarretando nas dificuldades de se relacionar e se estabilizar financeiramente. Mas também poderia encaixa-lo na Normalidade Funcional, pois pelo fato de ter sido desprezado pelos seus contemporâneos, de certo modo causava desconforto, ‘’sofrimento’’, ao grupo e consequentemente a si mesmo.

3- A Lei 10.216/01 dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtorno mental e

redireciona o modelo assistencial da saúde mental com o qual o Ministério da Saúde brasileiro se coloca

em consonância, partilhando dos princípios da luta antimanicomial deflagrada pelos movimentos sociais.

Portanto, a esse respeito, as seguintes afirmativas estão corretas, EXCETO:

a) a internação em qualquer de suas modalidades somente será indicada quando os recursos extrahospitalaresse mostrarem insuficientes.

(x) b) a internação psiquiátrica compulsória é efetivada por determinação médica, mediante laudo circunstanciado que caracterize quaisquer motivos. OBS: A internação compulsória é determinada pela Justiça.

c) o paciente tem o direito a ter o maior número de informações a respeito de sua doença e de seutratamento.

d) os Centros de Atenção Psicossocial - CAPS - são considerados serviços substitutivos ao antigomodelo. Estão dentro dos pressupostos norteadores que embasam o movimento da luta antimanicomial.

e) o paciente tem o direito a ser protegido contra qualquer forma de abuso e exploração

Nenhum comentário:

Postar um comentário