SEMANA 1
Caso 1 Qual a importância da filosofia?
1- A importancia da filosofia é nos fazer pensar emocionalmente proporcionando maior controle,lucidez, eficiencia e senso de justiça acerca dos objetivos e fenômenos que analisamos.A filosofia busca explicações naturai, racionais e correntes.
2 - Como o autor fundamentou o estudo da filosofia em nossos tempos?
Segundo o autor a utilidade da filosofia é organizar de forma racional a prioridade a ser seguida na organização dos quatros grandes áreas do pensamento humano: !º a verdade , 2 º o ético e depois a utilidade e finalmente o estético.
3- ….refleção filosofica sobre direito.
Sim. O texto distinguiu filosofia jurídica do direito como ciencia social aplicada. O objetivo da filosofia é o estudo racional do conceito de justiça. O objetivo do direito como ciencia social aplicada é dar uma solução institucional a um determinado fato social que esta ao alcancedo processamento da instutuição juridica, porém devemos lembrar que a filosofia juridica e direito como ciencia social aplicada, estão intimamente ligadas, pois para que o direito seja uma ciencia ela precisa retirar seus principios fundamentais da filosofia juridica.
SEMANA 2
1- Qual a relação que podemos estabelecer entre os sofistas, a retórica e a democracia, no período socrático?
Os sofistas eram profissionais racionais que se dedicavam a construir argumentos racionais que favorececem o interesse particular daqueles que os controlaram. Eles utilizaram de tecnicas de discursivos para obter persuação e conhecimentos para seus pontos de vista. Essas tecnicas incluiam a retorica e a oratória.
2 - Como socrátes e a sofística compreemderam o conceito de verdade? Há diferenças entre tais concepções? Por que?
Socrates e os sofistas partiam da nacionalidade, para os sofistas, o discurso racional produzia verdades relativas elaboradas a serviço de interesses particulares. Para Socrates ( filosofos) o discurso racional estava a serviço
de interesses coletivos e produzia verdades objetivas. A diterença entre as duas concapções de verdade é que a da verdade relativa encontra na linguagem a única forma de sustentação, enquanto que a verdade objetiva entende q a linguagem é um instrumento para descrever verdades e essencias objetivas
SEMANA 3
caso 1
1 Que critério entendia Platão como o ceorreto para a escolha daqueles que deveria exercer os poderes da pólis? Fundamente sua resposta
O juiz filoso não se intromete nas demais areas, quando houver injustiça, logo, ele comparece, restabelecendo o que é justo, Para platão o poder é distribuir justiças , é dada a cada um o q é seu. Para platao quem deveria exercer o poder na cidade seria o juiz filosofo, pois ele é expecialista racional no estudo da justiça
2 Pelo q você leu no texto acima e pelos seus conhecimentos acerca do processo eleitoral amercicano, a atual candidata a vice......., segundo aqueles que entendem como correta e visao platonica?
Não, ele demostrou radicalismo e hipocrisia, para platão quem deveria governar ´e espedialista racional na justiça, reconhecido pelo seu merito ( meritocracia, governo dos melhores)
CASO 2
1 A possibilidade de uma lei ser injusta é largamente discutida nos dias de hoje. A partir de uma prerspectiva platonica de Estado, explique nessa obra Republica, é natural q o filosofo rei elabora regras soncretas injustas? Justifique.
Não se o JJ Filósofo é o especialista na justiça não é racional que elbores regras conceitos injustos. (Para platão quem faziam as leis eram os juizes), entretanto se guiando de aplicações de normas justos a um determinado caso concreto produzindo injustiças, oJJ Filósofo a corrige na jurisprudencia.
2 Tomando o caso argentino acima como ref platão considerava possível que uma regra injusta pudesse ser emanada por um governo popular? Por que?
Sim, o q agrada a maioria são os interesses particulares não os coletivos, logo quem governa para a gradar a minoria, não governa para a coletividade, governa para agradar os interesses particulares da minoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário